Neste ano de 2024 a NonSense Filmes faz 20 anos e como ela começou com edição de vídeo em Uberlândia nada mais justo em contar um pouco de como isto começou:
Portifólio 2023
O porquê de Uberlândia?
Uberlândia sempre foi uma cidade peculiar no quesito de produção e edição de vídeo.
Talvez por ser um dos maiores polos atacadistas do Brasil? Talvez por ter sua história entrelaçada a da telefonia brasileira devido a Algar Telecom (Antiga CTBC)?
Por ser a sede da TV Integração, uma das mais importantes afiliadas da Rede Globo no país?
Penso que por estes fatores Uberlândia se tornou a cindade do interior do Brasil que acumulam mais Prêmios quando se fala em produção audiovisual. Tem de tudo:
Profissionais do Ano, Gramado, Festvideo, Prêmio Colunistas e mais uma infinidade de outros que nem vou me lembrar o nome.
Do mesmo modo tem até profissionais que iniciaram suas carreiras na cidade e hoje tem Oscar
O Início
A princípio, comecei a atuar em alguns trabalhos na cidade em meados de 1996, vindo de Belo Horizonte, Primeiramente quando eu cheguei, já trabalhava na área na capital mineira e a edição de vídeo em Uberlândia ainda era mato.
Ilhas de edição linear antigas, câmeras U-matic, os poucos profissionais que tinham vinham geralmente de mercados de fora, principalmente São Paulo.
Por este motivo as coisas começaram a mudar com o bum da telefonia celular, onde a Algar Telecom, na época CTBC, precisava de um volume grande de produções audiovisual e não tinha como manter esta demanda nas capitais.
Foi onde começou a profissionalização dos equipamentos e profissionais de produção de vídeo em Uberlândia.
Por outro lado, a cidade começou a crescer assustadoramente, com construção de shoppings, empresas de tecnologia, Call Centers, bem como universidades e porque não, agência de propaganda e produtoras de vídeo.
A 20 anos atrás…
Em síntese, comecei a fazer parte desta história mais ativamente em 2004, quando fundei a NonSense Filmes.
Eu era Diretor de Comerciais de TV em ums produtora chamada Close Comunicação e por lá tive a oportunidade de fazer trabalhos incríveis, como o primeiro video clip produzido em HDTV a passar na MTV, a primeira TV corporativa a ser entregue totalmente por IP no Brasil ao mesmo tempo que produzi centenas e centenas de comerciais filmados em 16mm e 35mm e vídeos corporativos para empresas do Brasil inteiro.
Logo, a computação gráfica e a animação 3D falou mais forte e acabei montando a NonSense Filmes.
Em suma, foi a primeira empresa de edição de vídeos em Uberlândia que é especializada em filmes com Motion Graphics, Animação 3D, seja para publicidade ou mercado corporativos, como vídeos institucionais, para startups e afins.
Logo depois expandimos a atuação para o Brasil e posteriormente produzindo vídeos e computação gráfica para a as Américas e Europa.
Enfim, daqui para frente a história é longa e vou deixar para a próximo texto.