Banco Regional de Brasília Rally dos Sertões

O Roteiro veio assim: Carro de Rally correndo por uma estrada de terra seguido por um Drone, Zoom out para estrada formando a logo do Banco Regional de Brasília e do Rally dos Sertões

A princípio estudei a possibilidade de filmar, o que inviabilizou porque não teria tempo para definir qual carro, que tipo de adesivo, locação, Drone atômico que corria a 120 km/h e etc., já que tivemos 3 semanas entre a primeira reunião e a entrega do filme. 

Então partimos para solução em 3D.

Making of

Pensei primeiro em fazer o filme no Unreal Engine 5.0, principalmente em virtude da  quantidade de vegetação envolvida no cenário. Na época eu estava na região de Uberlândia – MG e nenhum lugar é mais propício para tirar fotos e referências de cerrado como este lugar. Peguei emprestado o Drone de uma amigo e fui dar umas voltas nas estradas de terra próximas para entender como seria o mais ou menos a “locação” do nosso filme. 

O problema das árvores

A ideia de utilizar o Unreal Engine foi abandonada quando percebi que muitas questões envolvidas no fluxo do trabalho não estavam bem resolvidas. Vamos falar a verdade, o Unreal Engine é um aplicativo feito para fazer games. É sensacional, mas ainda falta muita coisa para entrar no pipeline de CGI.

Coisas como Render Passes, Cryptomatte, ferramentas de animação entre outras coisas ainda não estão prontas. Eu teria que envolver um monte de outras ferramentas para que isso desse certo, resolvi então pular para a dupla Cinema4D + Octane Render imaginando que o poderoso Octane Scatter (ferramenta para os clones que precisaria para fazer as milhares de árvores e pedras do filme). 

Qual carro usar?

A definição sobre que carro usaríamos foi um capítulo a parte. A única informação que eu tinha era que teria que ser Mitsubishi, que era um doa patrocinadores do Rally dos Sertões.  A primeira alterativa foi uma L200 que por sorte encontrei para comprar. Depois ficou definido que o carro do Rally era o Mitsubishi Lancer (que eu não sabia, mas é o queridinho do povo do Rally).

E como que renderiza isso?

O filme foi montado em sua grande parte em um Notebook I7 com um placa de video com uma RTX 3060, nada de excepcional, porém, para renderizar as versões finais (já que o prazo foi apertando muito) eu utilizei um Ryzen Threadtipper PRO 3955WX com 2 x RTX 3090. O render demorava aproximadamente 2 horas em full HD. Na verdade, o render nem era grande coisa assim já que usei basicamente um Skylight com Pathtracer, o que realmente estava pesado era a quantidade de árvores (em torno de 10 mil). Isto, sim, não era possível renderizar em qualquer máquina. A pós-produção ficou por conta do After Effects.

Curiosidades

  •  A parte da poeira seria feita no Houdini, mas para produzir o Animatic acabei usando o Trapcode Particular, que ficou tão bom que acabamos resolvendo tudo no after mesmo.
  • O modelo do carro foi comprado no TurboSquid e texturizado no Substance Painter
  • Foram feitos ao todo  23 renders entre animatics e ajustes de câmera e trajetórias.
  • Toda a parte de shade do chão do cenário é feito com texturas procedurais.